Com a idade que tenho e tantos anos a ver futebol, pensava que nada me surpreendia neste desporto. Enganei-me... mais uma vez.
Tudo se passou ontem. Fui ver um jogo de Iniciados entre o Pontassolense e o Nacional "A". Foi um jogo a contar para o grupo dos Campeões na 3ª Fase do Campeonato Regional do referido escalão.
Era um jogo muito complicado para o Pontassolense, pois jogava contra um adversário invicto. O Pontassolense acabou por fazer um "brilharete", ganhando por 2-1. Mas o resultado acabou por ser passado para segundo plano, já que isso é o menos importante neste post. Depois do que ouvi da boca de algumas mulheres nacionalistas, senti que aprendi mais algumas coisas... parvas. Coisas do tipo: "O árbitro ao marcar o penalty contra nós, desconcentrou os miúdos", só mesmo na cabeça de alguns iluminados.
Até concordo com elas, os penaltys existem para serem marcados contra... as equipas pequenas. O que o árbitro fez, foi um abuso de autoridade. Onde é que já se viu marcar uma grande penalidade contra uma equipa que luta para ser campeã? Há o lado positivo disto. Os miúdos já aprendem a desesperar e mandar bocas com um penalty marcado contra si. Resultado: são expulsos e depois não sabem porquê. Jogar num grande clube, dá-lhes estes tiques de sobranceria.
Outro dos ensinamentos é que até ao minuto 95', o jogo continua. Perder dois pontos ao minuto 95' com um auto-golo, faz parte do futebol. Será que ainda me falta ver mais alguma coisa?