Terça-feira, 27 DE Setembro 2005
No nosso país é uma autêntica aventura sermos “diferentes”, pois somos olhados de maneira por vezes esquisita pelas outras pessoas. Eu sei perfeitamente o que isso é, embora hoje em dia passe perfeitamente ao lado disso. Quanto à minha família, nunca tive o problema de mentalidade atrasada, daquele tipo que leva algumas pessoas a colocarem os seus familiares especiais dentro de casa, sem terem direito a serem seres sociáveis.
Obviamente haverá algumas questões mais delicadas em que temos que ter alguma sensibilidade para conversar, mas não é fácil e a seu tempo conversaremos.
No entanto o problema não se limita a apenas isso. Sair à rua é um autêntico desafio, os acessos na sua maioria não existem. É verdade que já foi pior, as coisas estão a melhorar, mas falta muito. Como não há nada perfeito, nunca chegaremos à perfeição. No entanto, faz parte de nós, humanos a busca dessa mesma virtude.
Outra virtude do ser humano é saber aceitar as partidas que o destino nos prega, enquanto outros nascem com a partida pregada (entenda-se deficiência).
Aos primeiros, custa muito mais aceitar, pois no momento em que são “fintados” pelo destino, muitos dos sonhos da vida diluem-se. Têm que aprender a viver de novo, pois a realidade transformou-se bruscamente. Um dia, um amigo que sofreu um acidente de trabalho e ficou “especial” disse-me esta frase: “O corpo habitua-se ao novo estado, mas a mente...nunca”. Neste jardim à beira-mar plantado, mais complicado se torna este cenário.
Por outro lado, os que nascem já com o destino traçado quanto a serem “pessoas especiais”, o cenário não é tão dramático, embora não seja fácil. Nasceram, cresceram e vivem sempre assim, nunca conheceram outro estado físico, logo não têm traumas psicológicos devido a acidentes que lhes tivesse mudado a vida completamente.
Ninguém é igual a ninguém, mas os problemas que se nos deparam neste lindo país, é comum a todos nós. Uns mais, outros menos mas todos temos que saber o que é “Ser deficiente em Portugal”.

publicado por Zé Luís às 16:05
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Setembro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
16
17
18
19
20
21
23
25
26
28
30
últ. comentários
Boa sorte, amigo feiticeiro, lol! e nunca digas nu...
Este post já é antigo mas faz todo o sentido! Para...
Era perfeito! Mas não sendo possível, pode ser que...
É! Pelo menos desta vez não houve aquele sofriment...
olá, ... olha tens um desafio no meu blogue para c...
Olá, venho aqui hoje, pra te colocar um desafio, o...
Também acho que tens razão, acima de tudo esses ac...
ahahah está certo!
Hum... não se se ele vai conseguir acabar lá. Quer...
pois, azul e preto há é branco que quero dizer, é ...
subscrever feeds
blogs SAPO